Saturday, April 27, 2013

Reacção a quente... FCPorto-Setubal

James, James, James e James...
- Falhou um golo num remate à figura que devia ter entrado;
- Falhou um golo quando estava sozinho à entrada da pequena área porque "não tem pé direito". Faz-me confusão estes craques falharem golos destes;
- Falhou um penalty;
- E fez uma grande assistência para golo.

Aquele penalty falhado fez tremer mesmos os corações mais crentes. Por momentos pensei que o campeonato ia acabar hoje, mais uma vez por causa de um penalty.
Mais um jogo à barcelona (o que nos dias que correm pode não ser grande coisa), o Porto teve 75% de posse de bola (82% ao intervalo), e posse de bola no meio campo do adversário contra uma equipa que só quis defender e tentar aproveitar um pontapé para a frente.
Com um Moutinho em baixo de forma, o Alex Sandro aparentemente lesionado, o James a falhar passes seguidos no inicio do jogo, e a falhar remates para golo, o carrosel do Porto emperrou até que aos 64 min, altura em que apareceu um grande golo.
Com uma grande recepção, finta e abertura do Jackson, um passe excepcional do James e o golo do Lucho à ponta de lança. Grande jogada e grande golo!

Ir ao Dragão é interessante também pelos comentários que vêm do lado, da frente e de trás. Poucos compreenderam a substitução do Vitor Pereira aos 40min. Ou porque era cedo (quando é tarde é porque é tarde), ou porque devia ser ao intervalo ou porque o Atsu até estava a jogar bem, ou porque o Varela não joga nada. A verdade é que o Vitor Pereira explicou, e deu uma lição de futebol a quem quis ouvir. Precisava de outro tipo de movimentos perante uma equipa fechada e com o Alex diminuído e não poder subir tanto, precisava de quem atacasse, segurasse a bola e defendesse. E com isso ganhou!

Está frio e um vento do caraças...

...Está óptimo para ir ao Dragão.
Não me parece que o ambiente vá estar muito quente e acolhedor. A confiança e a esperança diminuem à medida que faltam cada vez menos jogos. O número de "believers" diminui proporcionalmente ao número de adeptos que querem o Vitor Pereira longe.
Não me admirava se ao segundo passe falhado começassem os assobios. Como de costume eu vou estar lá para apoiar, para aplaudir e para saltar a cada golo do porto. Sejam eles nos primeiros 5min ou já nos descontos.

Se nós não apoiamos e acreditamos como é que os jogadores o vão fazer?

...Hoje até podiam chover calhaus!

Tuesday, April 23, 2013

Para o lado que lhes interessa

Quando há um ano o Maicon marcou um golo em fora de jogo (milimetrico), mesmo depois do Cardoso ter dado mão na área do benfica e o árbitro não ter marcado penalty, o Jesus disse que o árbitro não marcou porque não quis. Os jornais fizeram capa só desse lance e nem se preocuparam com os outros ou sobre quem mereceu ganhar.
Desta vez é ligeiramente diferente. Depois do jogo do Porto na luz com 3 fora de jogo mal assinalados (aí o árbitro não marcou pq é dificil de ver, não porque não quis), depois do penalty aos 93 contra a académica, depois do jogo de ontem (2 penaltys em 7 min foram os outros lances), o mesmo treinador diz que é "limpinho" e os jornais preferem falar apenas do grande golo (que foi), os comentadores dizem que é um critério largo do árbitro.
Eu prefiro que se fale do jogo e dos grandes golos. Do mérito e de quem jogou melhor. Mas que seja assim para todos os lados, não só para um. É o que temos. Quando ganham os de azul é sempre por influências, quando ganham os de vermelho é sempre por mérito... Pode ser que este ano ainda ganhem os de azul outra vez :)
4 jogos = 360 min de esperança :)

P.S.- Comentário do gajo da Sporttv no lance do primeiro penalty: "se o Wolfswinkel não remata é penalty". Mas estes gajos acham que os espectadores são burros?

Saturday, April 20, 2013

Reacção a quente

O Porto entrou com calma, a controlar o jogo como de costume, a tentar furar uma equipa defensiva como são quase todas que jogam contra nós, independentemente do que dizem os treinadores na antevisão. Criou 2 oportunidades até que Jackson, numa boa desmaração, conseguiu o primeiro golo e sentiu-se que a equipa não ia perder este jogo.
Entrou na segunda parte com determinação, como os adeptos tantas vezes se queixam que não acontece. O segundo golo nasce num canto que é ganho depois de uma grande jogada colectiva na saída para o ataque, e que é ganho pela determinação, pela luta e pela qualidade desse grande jogador que é o Alex Sandro. Para ser festejado ainda com mais vontade, foi marcado por um dos jogadores mais determinados, mais lutadores e mais constantes da equipa dos últimos anos, quando a equipa está em cima ou em baixo, o nosso trinco Fernando.

Um bom jogo, uma vitória como nós gostamos, o Jackson regressou aos golos e o Fernando marcou o primeiro. Só coisas boas.

Faltam 4 jogos e 4 vitórias para sermos campeões :)


O jogo é hoje!

O jogo decisivo, o jogo que verdadeiramente interessa não é o de amanhã, é o de hoje.
Se não ganharmos hoje, lá se foi o campeonato. Se ganharmos, e temos que ganhar, continuo a acreditar. Até ao fim, até ao último minuto do último jogo.

Por isso, vamos a isto e vamos ganhar.

O Vitor Pereira esteve bem na antevisão. Respondeu com supremacia e com segurança.
Agora falam os jogadores faerem algo semelhante em campo.

Wednesday, April 17, 2013

Bater no Vitor Pereira é a moda do momento

Toda a gente quer o Vitor Pereira fora do Porto. E é provável que isso aconteça, apesar de eu achar que se o Porto ganhar o campeonato (somos poucos mas ainda há quem acredite) ele fica, ou devia ficar.
Eu gosto de ver treinadores que realmente são do clube, que sentem o lugar como algo mais que um emprego.
O problema é que tudo o que ele faz, faz mal... segundo alguns.
Devia ter adivinhado que o Defour (que tem sido solução para todas as lesões e que só falta jogar a defesa ou ponta de lança) ia ser expulso em Málaga.
Devia ter adivinhado que o Absoulayé ia ser expulso em Braga. Se calhar nem o devia ter metido em jogo, afinal tinha o Otamendi. Mas se o Otamendi joga e se lesiona o VP era parvo porque o devia ter poupado para o campeonato.
Devia ter adivinhado que o nosso ponta de lança, e melhor marcador, de um momento para o outro ia falhar 2 penaltys que nos fariam perder 4 pontos.
As vedetas da equipa, Moutinho e James, lesionam-se no momento critico da época. E mesmo assim é criticado por não meter logo o James de início depois da lesão. A verdade é que, tirando o golo contra o braga, nunca mais fez nada de jeito.
É criticado por não apostar no Iturbe, mas sempre que o meteu foi uma mini decepção. Foi emprestado e tem "jogado" no banco. Mas é também criticado por agora apostar no Abdoulayé a titular.

E mesmo assim tá a fazer uma melhor época no campeonato que a fantástica época do Villas-Boas. Com estes pontos ía-mos em primeiro em 16 dos últimos 17 campeonatos.
Ganhou uma supertaça e atingiu o objectivo da champions.
Chegou-se a dizer que o Porto era o Barça de Portugal.
... É realmente "muito fraquinho" este Vitor Pereira.

Eu também queria mais, queria ganhar sempre todas as competições, acabar o campeonato com 20 pontos de avanço e golear em todos os jogos!

Monday, April 15, 2013

Trabalhar em Braga...

...Depois de perder uma final para o Braga. É um desafio diferente.

Sunday, April 14, 2013

Com 10 é mais difícil

Fomos eliminados da taça de portugal porque ficamos a jogar com 10 (e não conseguimos controlar o jogo que estavamos a ganhar).
Fomos eliminados da champions porque ficamos a jogar com 10 (e não conseguimos controlar a eliminatória que estavamos a ganhar).
 Fomos eliminados da taça da liga porque ficamos a jogar com 10 (e não fomos capazes de dar a volta ao jogo).

Acho que nunca as expulsões tiveram tanto impacto no sucesso de uma época.

Das 3 a de ontem na final da taça da liga foi a única que mesmo com 10 senti que equipa era capaz mesmo assim chegar à vitória.

Saturday, April 13, 2013

"Onze contra onze ganhávamos o jogo"

...Sem dúvida. E por pouco não foi mesmo só com 10. E mesmo que fosse penalty, na minha opinião não seria amarelo. Durante o jogo há lances muito piores, muito mais agressivos que não foram nada, só por ser penalty não faz sentido.
Fomos eliminados de 3 competições porque ficamos a jogar com 10...

Reação a quente

Ainda não foi desta que ganhamos a taça da liga.
Dominamos a primeira parte como de costume, apesar do braga ter jogado menos atrás que no Dragão.
E na segunda, corremos, lutamos e demos tudo em campo. A vontade de ganhar esteve lá, mas não chegou. Com 10 conseguimos encostar o braga algumas vezes à área e arriscamos ao ponto de permitirmos contra-ataques que não deram golo por acaso.

Agora resta ganhar o campeonato. Se jogarmos com esta vontade ganhamos os jogos todos... falta o resto.

Em estágio... Para o FCPorto-Braga

Eu gosto do discurso de "todos os jogos são para ganhar" e por maioria de razão de "todas as competições são para ganhar". Mas gosto ainda mais quando esse discurso é levado à letra, passa para os jogadores e resulta dentro do campo.
Não foi o que se passou na meia final da taça de portugal contra o braga. Ainda tenho esse jogo atravessado. Devíamos e podíamos ter ganho.
Na altura ganhamos para o campeonato e uns dias depois perdemos para a taça.
Desta vez ganhamos para o campeonato e uns dias depois quero ganhar para a outra taça. Ainda por cima a taça que nos falta.
Por isso, não me interessa que joga, até pode entrar o Liedson a titular. O que eu quero é levantar a taça quando o jogo acabar!

Friday, April 12, 2013

Porto Vintage

Lucho, Falcão, Lisandro, Deco, Derlei são jogadores que foram/são admirados, que deixaram algumas saudades, que me fizeram cantar músicas com os nomes deles, mas poder ver jogar outra vez pelo Porto o Domingos, o Futre , o Gomes, o João Pinto e o Rui Barros trás à memória os jogos das antas, os tempos de escola em que nos intervalos vestia-mos a pele dos nossos verdadeiros ídolos e era-mos jogadores do Porto por breves momentos.

Wednesday, April 10, 2013

Há 10 anos...

...Por esta altura saída do estádio das Antas e dizia ao meu pai "vamos a Sevilha, vamos ganhar isto".
Depois de um jogo fantástico contra a Lazio, se calhar o melhor jogo europeu de sempre nas antas, a UEFA tinha que ser nossa... E assim foi!

O nosso keeper


Eu gosto do Helton. Gosto do estilo, gosto quando joga com os pés (apesar de 95% das vezes pensar "este gajo é tolo"), gosto do discurso e da postura dele.
Aparentemente ficou chateado por ter ouvido assobios e saiu sem agradecer o apoio (tal como o resto da equipa).
Não é muito agradável para aqueles que passaram o jogo a apoiar, nem para aqueles (mais pequenitos) que o têm como ídolo, mas qual é a lógica de a 3min do fim, a ganhar 3-1, assobiarem o nosso guarda-redes (que teve pelo menos duas defesas que evitaram golo)?
A quente, provavelmente eu também teria ficado chateado... Assobiem no fim, não é quando os jogadores precisam de sentir os adeptos com eles.

Tuesday, April 9, 2013

O Málaga continua atravessado

O Málaga esteve a 2min de passar o Borussia (mas quem sofre 2 golos nos descontos também não merece muito passar). O que por um lado prova que não são assim tão fracos, mas até ao final da época vai ficar aquele sentimento de "como é que não passamos estes gajos" depois do melhor jogo da época no Dragão em que dominamos durante 90min e mais que isso, jogamos mesmo à bola!

Primeiro post

Porque cada vez mais adeptos só sabem dizer mal, porque estou farto de ouvir assobios no Dragão, porque parece que só os outros é que fazem grandes jogos, porque estamos numa altura em que é preciso ter alguma fé para acreditar no campeonato e porque me apetece escrever sobre o que sinto e como sinto o meu clube decidi criar este blog. A ideia é ver as coisas pelo lado Positivo.